Serviços

A. Representação Institucional

Engloba todas as atividades representativas e de conjugação de esforços junto às instituições públicas, político-partidárias, classistas e à sociedade em geral.

B. Atuação Sindical e Jurídica

Engloba todas as atividades onde a OCEPI representa as cooperativas nas negociações e desenvolvimento de atividades que visam aprimorar a relação Capital/Trabalho em seus diferentes desdobramentos.

C. Informações

Engloba todas as atividades que visam negociar, obter, analisar e difundir informações que facilitem o posicionamento dos diferentes ramos do cooperativismo do Piauí junto ao mercado, ao governo, às instituições financeiras e às próprias cooperativas.

D. Incentivo à Profissionalização das Cooperativas

Engloba todas as atividades de desenvolvimento profissional para fomentar uma postura de antecipação às necessidades do mercado, para dirigentes, gerentes, técnicos e cooperados.

G. Apoio à Criação de Novas Cooperativas

Engloba as atividades que dão suporte à estruturação e criação de novas cooperativas.
(Incubadora de Cooperativas)

H. Assessoria Técnica

A assessoria Técnica promove o acompanhamento das ações de Governo no Campo do cooperativismo e desenvolve estudos econômicos e diagnósticos técnicos de interesse do segmento. A assessoria está atenta ao acompanhamento de programas voltados para o setor, como por exemplo, o Recoop- Programa de Revitalização das Cooperativas de produção Agropecuárias, que busca basicamente o desenvolvimento auto-sustentado e a competitividade das cooperativas do setor. Participa dos Conselhos e Comissões Técnicas Estaduais onde aOCEPI tem acesso. É responsável também pelo trabalho de coleta, organização, manutenção e aperfeiçoamento do Banco de dados do Cooperativismo Estadual.

I. Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica da OCEPI tem sua atuação basicamente voltada para o atendimento das demandas vindas das bases do sistema, em especial a emissão de pareceres de assuntos diretamente relacionados ao cooperativismo, com foco na Constituição Federal, Direito Cooperativista voltada para as áreas tributária, trabalhista, administrativa e demais de interesse do setor.

Atua também no acompanhamento, através da Imprensa Oficial de todos os assuntos de interesse do Cooperativismo. Ingressa e acompanha a tramitação de documentos das cooperativas nos órgãos públicos Federais.

É de responsabilidade da Assessoria Jurídica representar a OCEPI em negociações trabalhistas e Justiça do Trabalho.

J. Assessoria Contábil

A Assessoria Contábil realiza trabalhos relativos ao perfeito andamento da parte contábil e administrativa das filiadas.Promove o acompanhamento das Demonstrações contábeis, orienta quanto á escrituração contábil, social e tributária e reforma estatutária.

Pin It