Oficina leva capacitação em práticas cooperativistas para Anísio de Abreu

Membros da Cooperativa dos Apicultores e Produtores Rurais do Território Serra da Capivara – COOPASC – tiveram uma manhã de aprendizado nesta segunda-feira (04). O sistema OCB/Sescoop-PI levou a oficina sobre Práticas Cooperativistas, compondo a programação do Seminário de Fortalecimento do Cooperativismo, realizado no município de Anísio de Abreu, região sul do Piauí.
A oficina teve quatro horas de duração e foi ministrada pela instrutora Flávia Oliveira. O superintendente do Sescoop, Arimatea Costa, esteve presente no evento. Entre os assuntos abordados estão os direitos e os deveres dos cooperados, legislação cooperativista, o papel dos Conselhos Fiscal e Administrativo, elaboração de atas e pareceres e como fazer a prestação de contas da cooperativas.
Segundo a instrutora Flávia Oliveira, a oficina tem o objetivo de levar conhecimentos básicos sobre a organização de uma cooperativa e sobre a importância de seguir a legislação, conscientizando os cooperados para as ferramentas disponíveis. “Falamos sobre a noção básica de cooperativismo, a importância do estatuto para a entidade e na importância deles tomarem ciência e serem mais atuantes no segmento deles”, disse.
Uma das principais vertentes do trabalho desenvolvido pelo sistema OCB/Sescoop é a capacitação dos cooperados e, a partir daí, desenvolver o espírito cooperativista, empreendendo melhorias e fomentando o crescimento das entidades. Isso é desenvolvido a partir dos cursos, oficinas, workshops que são realizados dentro das cooperativas e também os cursos organizados pelo sistema em ambiente externo.
Pin It