Cefhe foca Dia C na prevenção contra o câncer de mama

A cidade de São João do Piauí será envolvida numa campanha que levará informação e exames de mama gratuitos para cerca de 50 mulheres. O Dia de Cooperar organizado pela cooperativa Cefhe – Cooperativa Educacional Frei Henrique – terá como tema o câncer de mama e será realizado no próximo sábado (16), com a presença do médico Luís Ayrton Santos Júnior, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos.
Há cerca de 15 dias a carreta do Sesc está na cidade fazendo um atendimento prévio. Durante o desfile cívico de 7 de Setembro, as alunas que desfilaram levaram adereços na cor rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, e fizeram um chamamento para que a população participe do Dia C.
Segundo a diretora presidente da cooperativa Cefhe, Cynara Damasceno Carvalho Sousa, a campanha já existe há sete anos na cidade. “Temos uma parceria para a realização dessa campanha. O Dia C acontecerá no próximo sábado (16) e começa com a a caminhada São João Rosa. Depois todo mundo segue para a sede da escola e lá serão realizados exames e os atendimentos e palestras”, destaca.
Além das mulheres de São João do Piauí, a expectativa é que mulheres de outras cidades, como Capitão Gervásio Oliveira e Campo Alegre do Fidalgo, também deverão comparecer ao evento. Elas poderão fazer exames gratuitamente e assistir a palestras que tratam de temas relacionados à saúde. “Os exames e os atendimentos serão feitos na escola, com auxílio de nossos professores e funcionários. Eles ficarão com a parte de organização e preenchimento de fichas. Os casos suspeitos serão encaminhados para um atendimento mais especializado”, explica.
 A cooperativa Cefhe fica localizada na praça Honório Santos, centro de São João do Piauí, e tem cerca de 300 alunos do maternal ao 9º ano.
Pin It